A permuta vem dos primórdios do descobrimento do nosso querido Brasil, a história começa quando os portugueses faziam trocas, vale ressaltar que era de forma injusta, com os índios brasileiros. Os lusitanos ofereciam objetos como espelhos em troca da mão de obra indígena na exploração do pau-brasil, nessa época essa troca era chamada de escambo.
Apesar dessa prática ser usada de forma discutível pelos portugueses nos tempos antigos, ao longo dos anos foi se tornando cada vezes mais usada, de forma justa e lucrativa para todas as partes.
Hoje em dia se tornou uma ótima alternativa para várias necessidades, seja para fazer uma simples troca direta entre empresas e profissionais liberais e principalmente para economizar na hora de fazer alguma compra ou investimento para própria empresa, para um funcionário e até mesmo para o uso pessoal.
As plataformas de permutas nada mais são que locais seguros onde empresas e prestadores de serviços interagem e oferecem seus produtos e serviços em troca de um crédito que poderá ser usado dentro da plataforma para compra de produtos e serviços dessas mesmas empresas e prestadores de serviços.
Veja como funciona:
O Restaurante do João comprou o uniforme do seus funcionários na loja da Maria, que por sua vêz alugou um carro para transportar mercadoria na locadora do José, que por sua vez comprou um voucher de consumo no restaurante do João para premiar seu funcionário do mês.
Esse crédito gerado é uma moeda que será usada somente na plataforma para representar o seu poder de compra e venda, mas não confunda com as famosas criptomoedas pois são coisas que não tem nenhuma relação.